ESTRUTURA DOS CURSOS REGULARES DE ESPANHOL, FRANCÊS E INGLÊS
Os cursos oferecidos pelo CELE seguem os níveis de competência propostos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Esse documento oferece uma base internacional para a elaboração de programas de ensino de línguas, exames, manuais, etc.
1º semestre |
2º semestre |
3º semestre |
4º semestre |
5º semestre |
6º semestre |
7º semestre |
8º semestre |
A.1. |
A.2. |
B.1. |
B.2. |
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Nível A.1.1 |
Nível A.1.2 |
Nível A.2.1 |
Nível A.2.2 |
Nível B.1.1 |
Nível B.1.2 |
Nível B.2.1 |
Nível B.2.2 |
USUÁRIO BÁSICO |
USUÁRIO INDEPENDENTE |
USUÁRIO BÁSICO |
USUÁRIO INDEPENDENTE |
A.1. É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. |
B.1. É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. |
A.2. É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. |
B.2. É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades. |
Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001.